Blog do site VIVACOMLINFEDEMA.com

Verão

Linfedema e exercícios no verão

Oi gente!

Vamos falar de verão e exercícios.

Bem, o calor está aí, e com ele vem a pior fase pro linfedema. A perna incha, esquenta e fica vermelha, mesmo que não façamos nada ao longo do dia!

Bom, como o verão é a época de ir pra piscina, praia… é a época da dengue e outros mosquitinhos safados que tanto incomodam… Por isso nao se esqueça: se for viajar pro litoral, pra algum sítio, leve o REPELENTE!!! Não dê mole por pernilongo, pois isso seria bem desagradável…é pra qualquer um, imagina pra quem tem linfedema!!!

Parece que as pessoas só se lembram de fazer exercícios no verão, achando que vão ficar “secas” do dia pra noite. Pensando nisso, resolvi fazer alguns cometários sobre atividades físicas. Não vou me prolongar demasiadamente pra não ser repetitiva, já que escrevi vários posts sobre exercícios aqui no blog. Dessa vez o enfoque será em minha experiência.

Bem, como todos já sabem, depois que me recuperei da pior fase do linfedema, fui pra água; Natação. Foi ótimo!!! Porém, notei que o resultado era muito melhor usando meia. Depois de nadar, fui pra hidro, tambem usando meia. Depois pro spinning na agua, também usando meia. O spinning foi fantástico, pois fortaleceu minhas pernocas, e isso ajudou no retorno. Mas uma coisa chata me fez sair da água e me arriscar fora dela: a temperatura. A água da academia ficava em torno de 30°, e isso me deixava com mal estar. A perna ficava vermelha, e eu sentia muito calor.

Foi aí que resolvi ir pra academia. Com acompanhamento de fisioterapeuta, e ficha montada levando em conta o linfedema, posso garantir que estou na melhor fase do edema.

Alguns detalhes importantes:

- não faço agachamento com peso;

- tive melhor resultado com bike horizontal

- abdominais no final de tudo, com as pernas pra cima apoiadas em bola de pilates, ou banco;

- perna com meia e enfaixada ate abaixo do jelho, ou apenas com meia (tenho preferido so com meia, pois a mobilidade nao fica restrita)

Uma coisa muito interessante que notei ao pesar na balaça antes de começar a ginástica, e após terminar:

Há redução do peso, em média 400 gramas (ml)! Não posso afirmar nada, mas acredito ser líquido eliminado pelo suor, ou pelo xixi que às vezes faço depois de 40 min de bike. Uma coisa é bom pensar, se não houve aumento do peso, não houve aumento do inchaço, pelo menos no decorrer da ginástica. se houve redução do peso, é provável que seja liquido. Sendo assim, concluo que a academia/musculação, não é o vilão do linfedema, desde que a pessoa faça acompanhamento com médico e fisioterapeuta, pois há exercícios que não são adequados.

Após os exercícios, seria ideal tomar um banho relaxante, mais frio, e colocar as pernocas pra cima! É o que eu tenho feito. Tenho feito mais à noite, quando ta mais fresco, e depois tomo banho morno a frio e pernas pra cima! Faço pressoterapia com o lymphapress, e depois vou dormir. Essa sequência me deu ótimos resultados. Se eu fizer dessa forma a semana inteira, a perna fica bacaninha até a proxima sessão de fisio.

E o calor? Bem, não deixo de ir à praia, piscina… Como faço? Vou de meia! Uso meia na lata, e quem achar estranho que fique achando pra lá. Procuro ficar debaixo da barraca e ficar na água o máximo possível.

Em casa, no calorão horroroso, é legal fazer uma compressa fria na perna. Eu fiz uma bota com vários bolsos, que eu fecho com velcro e ponho bolsas de gel geladas em cada bolso. O resultado é um resfriamento uniforme e alívio imediato!

Uma dica maneira pra quem não quer ou não pode gastar tanta grana com bolsas de gel, é fabrica-las em casa! Uma conhecida minha ensinou: coloque  agua + alcool dentro de um balão de festa e ponha no congelador. Está pronto! Dizem que não endurece… eu ainda não experimentei! Quem experimentar, pode postar aqui se deu certo!

É isso pessoal!

Outro dia volto com mais assuntos da estação mais quente do ano!

Beijos, e até a próxima!

O que vestir no verão de 2009 ?

Olá pessoal!

Como foi o Natal? Enfiaram o pé na jaca, ou maneiraram? E as dicas? Serviram para alguma coisa, ou simplesmente entregaram pra Deus? O meu Natal foi o mais modesto de todos os tempos! Nem repeti o prato! Hehehehe… comi apenas um exemplo de cada! O álcool foi quase zero, sal quase nenhum… acho que me saí bem! E não perdi nada! Espero conseguir emagrecer em 2009!!!! Eu sei que comer é muito bom, dormir é melhor ainda, e que comer dá sono e dormir dá fome… mas vamos cair na real! Quem tem linfedema TEM QUE SE CUIDAR. Se quiser aumentar o bem estar, claro. Se o inchaço não estiver incomodando muito, o que eu duvido, aí pode comer até explodir!

Mas não queremos isso, não é mesmo? Então, o primeiro projeto de 2009, para todos que frequentam o cantinho do linfedema é EMAGRECER! Vamos fazer hidro, natação, bicicleta , tudo moderado! Mas vamos fazer. Vamos comer de tudo que for light, com saúde, vamos mudar o estilo de vida. Mas esse assunto é para um próximo “post”. Hoje eu quero falar de MODA ! Sim! o assunto mais cotado entre a turma feminina do site. Sei que muita gente vai viajar, ou vai curtir as férias em casa, no clube, na casa de parentes… além disso, o calor está chegando. No momento só vemos chuva, mas em breve o dilúvio vai acabar e, diz a profecia que o Verão de 2009 vai ser o bicho!

Para as meninas, moças e senhoras, a onda é o VESTIDÃO! Já falei dele no inverno e volto a chamar a atenção pro verão. Desta vez a moda está pra nós! Tanto para as linfedemáticas de perna quanto de braço.

Começando pelo linfedema de braço, a bata está em plena moda. Estes  são apenas exemplos de algumas que e amei! Mas você pode criar variações, caso o edema seja grande a ponto de nao entrar nas mangas pré-fabricadas de lojas de grife. Neste caso, quem sabe costurar pode fazer a sua, basta tirar estas idéias.

Outra dica é que, existem várias opções de preços mais acessíveis em lojas de departamento, como a Renner (a minha preferida). Lá existem váaarias batas lindas, de todo preço e tamanho.

Um chapeusinho cairia muito bem neste visual!

Para as garotas que desejam disfarçar a pernoca roliça, fiquem felizes! Este também é o nosso verão! A Cia. Marítima está com uma coleção simplesmente M-A-R-A, com muitas calças larguinhas para serem usadas como saída de praia. São tão maravilhosas que eu usaria até na balada pós-praia. Aqui estão algumas das que eu mais gostei:

Se quiser matar 2 coelhos de uma só vez,  a Cia. Marítima trouxe neste verão este lindo vestidão estampado com mangas compridas. Este serve para quem tem linfedema de braço, de perna… para quem não tem linfedema, pra quem está acima do peso, pra quem está abaixo do peso… Pra quem está muito acima do peso, talvez não fique tão bom por causa do volume que deve provocar. Mas no geral, cai bem pra todas. Com certeza é bem melhor que desfilar de fio dental, que além de ser deselegante, em quem não tem o corpo de mulher fruta (melancia, melão, morango, etc…) fica pior ainda.

Bem, saindo um pouco da praia/piscina, tenho que mostrar pra vocês produções que eu achei de ótimo gosto. Pra quem está maginha, a onda agora é a calça saruel. Eu tenho uma preta adquirida há alguns anos na Espaço Fashion. Na época ficou ótima, mas como engordei nestes últimos anos, hoje ela me deixa com aspecto de “fralda cheia”! Hehehe… Mas ainda está usável, sem que eu fique ridícula, por isso recomendo às amigas do linfedema. Por ser soltinha, fica muito confortável e disfarça a diferença entre as pernas. Aqui estão dois modelos, a branca é da Farm e a marrom eu não faço a menor idéia! Achei na internet e resolvi mostrar porque está linda! Quem souber, por favor, postem aqui nos comentários!

E para as festas? Bom, o reveillon está aí, não é mesmo? Para quem ainda não providenciou a roupa, aqui estão algumas boas idéias. Para quem já foi, ou quem não foi e não vai às compras, também fica a idéia! Sempre temos algo parecido no fundo do armário. Afinal, as coisas sempre voltam a moda, só que repaginadas. Sendo assim, um vestido velho todo branco, com uns apliques, lantejoulas e miçangas no peito, ou onde sua imaginação mandar, pode virar uma roupa novinha para ser usada na virada! Escolhi alguns para ilustrar:

E para finalizar, mais produções lindas para serem usadas durante todo o verão:

Bem, espero que tenham gostado das dicas!

Ah! O verão! Hora de cuidar da pele!

Olá pessoas!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que participam deste site! Graças a vocês, muitas pessoas vêm sendo ajudadas, dúvidas esclarecidas, experiências trocadas! E esse é o objetivo do site. Vejo que vocês entenderam o recado e estão fazendo ótimo proveito deste espaço que é de todos nós!

Mas voltando ao assunto do dia, CUIDADOS COM A PELE.

Bom, sabemos que o linfedema pode ter várias origens, mas os cuidados devem ser basicamente os mesmos para todos. Medidas simples que devem fazer parte do dia-a-dia de todos que têm vasos ou linfonodos lesados podem garantir uma vida mais sadia e prazerosa, longe de maiores complicações.

Quando a pele se expande devido ao acúmulo de linfa, costumamos notar o aparecimento de estrias e, às vezes, feridas. Por isso, é fundamental manter a pele bem hidratada. Passar hidratante deve ser rotina!

Os banhos quentes devem ser o mais breve possível. Se estiver calor, bom é banhar-se com uma água mais fria pois evita o ressecamento e ajuda no retorno da linfa. Após o banho, deve-se secar bem os dedinhos do pé para evitar o desenvolvimento de micoses, frieiras. Estas, assim como outras feridas no membro acometido,  são porta de entrada para bactérias que causam toda sorte de infecções.

Na praia, é importante passar protetor solar no membro com linfedema para evitar queimaduras. O calor excessivo irradiado pela areia também não é recomendado. Por isso, nessas férias de verão, época em que muitas pessoas amam ir à praia, é prudente evitar exposição prolongada ao sol, pois o calor faz inchar. Uma boa dica é ficar debaixo d’água, seja na piscina ou no mar. Mas lembrem, a água deve ser fria!

BEBA ÁGUA! MUITA ÁGUA! ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA !!!!

Ainda no tema “praia”, evite entrar em águas impróprias (poluídas). Evite as praias muito sujas pois elas podem ter galhos, cacos de vidro e outras sujeiras que podem causar feridas nos pés. Use o chinelo o máximo que puder!

Depois daquele dia delicioso na praia ou no clube, você fica a fim de tomar aquela ducha, não é mesmo? Pois então USE O CHINELO! Não vá pegar frieira! Banho tomado, corpo enxugado, pele hidratada… é hora de passar repelente! Muito cuidado com as picadas de insetos! Ande com um Nebacetin na bolsa para passar nas picadas. Isto serve também para os pêlos encravados.

Aliás, bom assunto! Biquini pede depilação! Existem várias opções: gilete, depilação com aparelhos de barba ou similares que cortam os pêlos, depilação com cera quente, fria e com aparelhos que arrancam os pêlos pela raiz, descolorimento com blondor e água oxigenada. Destas opções, eu me adaptei ao SATINELLE  ICE PREMIUM. Na minha opinião, o melhor! Para a perna com linfedema, atualmente uso o creme VEET. Ele oferece uma depilação mais segura (mas é importente certificar-se de que não tem alergia ao produto), já que não arranca nem corta os pelos mecanicamente. Os pelos caem e não crescem pinicando como os retirados pela gilete.
Mas há quem prefira os outros métodos.  Vejamos abaixo:

método

vantagem

desvantagem

gilete

Não causa vermelhidão na pele, não dói

Costuma favorecer aparecimento de pêlos encravados. Se mal utilizado, pode ferir. Pêlos mais grossos (alguns dizem que é mito). Pode favorecer a erisipela se provocar ferida.

Barbeador elétrico e similares

Não causa vermelhidão na pele, não dói

Os pêlos crescem mais grossos(alguns dizem que é mito)

Cera quente

Pêlos finos e menor chance de pêlos encravados, se comparado à gilete. Pêlos demoram mais a crescer e não costuma coçar.

Agride a pele na medida em que arranca os pêlos pela raiz. Pode causar vermelhidão e, se mal feito, causa hematomas. A temperatura quente dilata os vasos e pode aumentar o inchaço. Dependendo da condição higiência do estabelecimento pode favorecer erisipela.

Cera fria

Pêlos finos e menor chance de pêlos encravados, se comparado à gilete. Pêlos demoram mais a crescer e não costuma coçar.

Agride a pele na medida em que arranca os pêlos pela raiz. Pode causar vermelhidão e, se mal feito, causa hematomas.

Depilador elétrico (tipo Satinelle)

Pêlos finos e menor chance de pêlos encravados, se comparado à gilete. Pêlos demoram mais a crescer e não costuma coçar. Existem modelos que vem com aplicador de gelo acoplado que alivia a dor e ajuda a evitar o inchaço.

Agride a pele na medida em que arranca os pêlos pela raiz. Pode causar vermelhidão.

Descolorante

Disfarça os pêlos.

Pode causar alergia e com isso, coceira, vermelhidão e inchaço.

Cremes depilatórios

Remove os pêlos sem dor. Boa opção se não houver alergia pois elimina os pelos sem corte. Método mais seguro quando se pretende evitar infecções.

Pode causar alergia e com isso, coceira, vermelhidão e inchaço.

Dica pessoal: quando eu vou à praia ou clube, eu uso a meia mais velhinha que eu tiver. Só tiro na barraca na hora de entrar na água! Quando tiro! Ajuda, viu!

Bem, para finalizar, ando com o Venaloth na bolsa para passar toda hora que inchar!

Pele hidratada, limpa, unhas cortadas sem cutucar  no canto (use o seu material), Venaloth a tira-colo, água fria e muito, muuuuuuuuuuito líquido…

o Verão te espera!
Barrinha MaynaBaby

Todas as informações contidas tanto no site quanto no blog e no fórum do vivacomlinfedema.com.br visam ajudar e orientar pessoas com linfedema a conviverem da melhor forma possível com a doença. A autora de todo o conteúdo relacionado ao referido site, blog e fórum não é médica nem fisioterapeuta e objetiva apenas compartilhar suas experiências como portadora de linfedema. O site, o blog e o fórum do vivacomlinfedema.com.br não se responsabilizam por informações indevidamente prestadas por médicos e fisioterapeutas cadastrados na lista de busca do site, ficando a cargos destes a responsabilidade de honrar seus compromissos técnicos e éticos para com a sociedade. Feitas tais considerações, o vivacomlinfedema.com.br alerta: O MÉDICO ESPECIALISTA DEVERÁ SEMPRE SER CONSULTADO.