Blog do site VIVACOMLINFEDEMA.com

Linfedema

Conse ctetur

an image

Lorem superscript dolor subscript amet, consectetuer adipiscing elit, test link. Nullam dignissim convallis est. Quisque aliquam. cite. Nunc iaculis suscipit dui. Nam sit amet sem. Aliquam libero nisi, imperdiet at, tincidunt nec, gravida vehicula, nisl. 

Praesent mattis, massa quis luctus fermentum, turpis mi volutpat justo, eu volutpat enim diam eget metus. Maecenas ornare tortor. Donec sed tellus eget sapien fringilla nonummy. NBA Mauris a ante. 

Suspendisse quam sem, consequat at, commodo vitae, feugiat in, nunc. Morbi imperdiet augue quis tellus. AVE

Lorem ipsum

an-image

Heading 1

Heading 2

Heading 3

Heading 4

Heading 5
Heading 6

Lorem dolor amet, consectetuer adipiscing elit. Nullam dignissim convallis est. Quisque aliquam. cite. Nunc iaculis suscipit dui. Nam sit amet sem. Aliquam libero nisi, imperdiet at, tincidunt nec, gravida vehicula, nisl.

“This stylesheet is going to help so freaking much.”
-Blockquote

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3
Header Header Header
Data Data Data
Data Data Data
Data Data Data

Projeto de Lei 48/2009 – que visa incluir como pessoas com deficiência, aquelas acometidas ao linfedema

Olá pessoal!

Novidade na área dos direitos!

Está em processo legislativo o Projeto de Lei nº 48/2009 que visa incluir como pessoas com deficiência, aquelas acometidas ao linfedema de membros SUPERIORES como causa superveniente de um processo de mastectomia. 

Como podem perceber, é um projeto muito bom, pois é pioneiro quanto ao tema LINFEDEMA, esta doença que é oculta para a sociedade no geral e que muitos de nós tentamos esconder, mas convivemos com o peso (literalmente).

CONTUDO, cabe aproveitarmos tal iniciativa – e o fato do projeto ainda estar seguindo os trâmites de aprovação do processo legislativo – e buscarmos propor a INCLUSÃO das pessoas com linfedema CONGÊNITO de membros inferiores e/ou superiores, bem como as de linfedema ADQUIRIDO de membros inferiores também (aquelas que também sofreram de câncer, porém de cólon, reto, vagina, pele etc.).

Esse projeto de lei tornar-se-à um precedente para os outros entes federados (outros municípios e estados), bem como um marco para regulamentação na área federal inclusive, o que teria aplicação em âmbito nacional!

Vejam a importância!!!!

Leia mais

O gorgurão mudando conceitos – vista-se e seja feliz!!!

Oi gente, voltei!

Tenho vários assuntos legais pra postar aqui no blog, mas resolvi furar a fila dos posts e escrever sobre o volume nas roupas. Decidi por esse tema agora pra aproveitar as discussões acerca da bota de gorgurão.

Muita gente tem dificuldade de lidar com o volume causado tanto pelo inchaço quanto pelo enfaixamento, ou bota de gorgurão, por isso, penso que esse tema é de grande importância, pois é pouco, ou nada discutido nos consultórios.

Sou da opinião que a vaidade não deve ser deixada de lado pelas mulheres acometidas de linfedema. Pode ser um pouco difícil para os profissionais da área entenderem esse lado que é de crucial importância pro bem estar do indivíduo, por isso acredito que o tratamento ideal é aquele que, além da terapia física, envolve a psicoterapia e a nutrição.

A mulher com linfedema, na maioria das vezes, se vê em desvantagem  do ponto de vista estético pelos motivos óbvios. Além do inchaço, que por si só já é desagradável aos olhos, as limitações impostas pelos peso e pela contenção dificultam a prática de exercícios (ficamos muito cansadas facilmente, não conseguimos amplitude necessária para pedaladas com as botas de gorgurão ou as faixas, por exemplo).  A prática de exercícios é recomendada até mesmo como parte do tratamento, mas não são todas as atividades físicas que se adequam à situação da pessoa com linfedema. Nem todas as pessoas conseguem bons resultados com caminhadas, hidroginástica (na maioria das vezes a água das piscinas é muito quente, o que pode prejudicar ao invés de ajudar no tratamento), musculação, pedalada… enfim, exercícios de impacto e agachamento não são recomendados (jump, body combat, body pump, corrida, futebol, vôley, etc). Por fim, unimos a tudo isso a falta de orientação específica e adequada ao paciente com linfedema no que tange ao melhor exercício em cada caso.

Leia mais

Bota de gorgurão – será o fim das faixas?

Olá pessoal!

Depois de muito tempo sem atualizar o blog, aqui estou eu. Desta vez, trago uma grande novidade: meias de gorgurão!

No final do ano passado, e início deste ano, tive a oportunidade de conhecer as tão faladas meias de gorgurão. A Rosana, que fabrica as meias/botas (não gosto de usar o termo “meias”, porque elas estão mais pra bota, basta ver as fotos), esteve em BH e confeccionou botas e luvas de gorgurão pra várias pessoas de várias localiades de MG. Eu fui uma das felizardas que puderam conhecer os efeitos da “meia” mais cobiçada do momento.

Pois bem. Como todos sabem, sou uma pessoa otimista, porém, extremamente crítica. Pretendo demonstrar os prós e contras desta meia, e fazer um comparativo com as faixas de baixa elasticidade. Pelo que pude ver, a meia de gorgurão não pretente substituir as meias elásticas de compressão. Acredito que a meia de gorgurão pretende substituir as famigeradas faixas, e por isso, minha avaliação girará entorno disso.

Leia mais

Todas as informações contidas tanto no site quanto no blog e no fórum do vivacomlinfedema.com.br visam ajudar e orientar pessoas com linfedema a conviverem da melhor forma possível com a doença. A autora de todo o conteúdo relacionado ao referido site, blog e fórum não é médica nem fisioterapeuta e objetiva apenas compartilhar suas experiências como portadora de linfedema. O site, o blog e o fórum do vivacomlinfedema.com.br não se responsabilizam por informações indevidamente prestadas por médicos e fisioterapeutas cadastrados na lista de busca do site, ficando a cargos destes a responsabilidade de honrar seus compromissos técnicos e éticos para com a sociedade. Feitas tais considerações, o vivacomlinfedema.com.br alerta: O MÉDICO ESPECIALISTA DEVERÁ SEMPRE SER CONSULTADO.